top of page

O TEMA do XX FÓRUM NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA

Um breve desenrolar sobre o tema.

por Silvia Schober

Buscar um tema para o Fórum anual da Abrarte é sempre um desafio para a Diretoria, o Conselho Doutrinário e a Comissão Local da cidade sede.

Vários tópicos são levados em consideração: o momento histórico pelo qual a humanidade passa, as ansiedades geradas por um reencontro desta magnitude que o fórum representa para todos nós (ainda mais este, que reabre os fóruns presenciais da Abrarte), os anseios que nossos corações possam ter (o meu, o seu e de todos os envolvidos) nesse espaço fraterno, o desejo de plantar um germe saudável no solo do movimento artístico espírita, a dimensão de nossa responsabilidade por este momento de grande beleza, harmonia e consagração. 

O tema "Artista, quem é tua família? ... eis meus irmãos." fora adaptado do Evangelho de Mateus, capítulo 12, versículos 46 a 50 onde Jesus nos leva a refletir sobre nossa família consanguínea e espiritual.

Na proposta de retomar a reflexão trazida por Jesus e evocados a ela, trazemos ao XX Fórum Nacional de Arte Espírita este momento de congraçamento de corações irmãos para beber desta fonte fecunda e infinita de amor e serenidade que é nosso Irmão Maior.

O momento deste fórum busca proporcionar esse reencontro entre irmãos, reatando os laços de amor e paz entre todos. Isso tudo, sob as bênçãos e incentivo da espiritualidade maior norteada por Jesus.

Sejam todos bem-vindos ao XX FNAE

"Artista, quem é tua família?
... eis meus irmãos" - 
Jesus

(Mateus 12: 46-50)

A artista e a obra.

A Arte Naif, como o seu próprio nome remete, é a arte da espontaneidade, da originalidade, da intuição e da liberdade. Geralmente, o artista naif, é um autodidata. A Arte Naif nasceu na França, assim como a nossa amada Doutrina Espírita. Seu iniciador foi o pintor Henri Rousseau, contemporâneo de Allan Kardec.

Hoje, o Naif é considerado um grande estilo artístico e encontramos expoentes dessa linda expressão em vários lugares do mundo, inclusive foi considerado patrimônio imaterial da Paraíba, Estado que receberá o XX FNAE.

E, com tantos e tão inspiradores motivos, o estilo Naif, foi escolhido para compor a ilustração. Tentamos trazer símbolos culturais do Nordeste, da Paraíba e do Espiritismo, formando a ideia de um festejo e de uma fraterna família, a família espírita, no entorno dos ensinamentos de Jesus.

Sou imensamente grata por esta oportunidade de contribuir!
 

Cândida Petronília
Artista Visual Espírita
Associada ABRARTE

bottom of page