Na noite de encerramento do Enarte, a Abrarte prestou uma homenagem ao pedagogo espírita e escritor Walter de Oliveira Alves, com a entrega de uma Moção de Agradecimento pelo seu importante trabalho relativo ao uso da arte na evangelização. Impossibilitado de comparecer ao evento por motivo de saúde, o escritor foi representado por sua filha, Fernanda Romanelli Alves.

Walter é pedagogo, professor de psicologia da educação, filosofia e história da educação e didática, lecionou ainda outras matérias nessa área. Também é formado em engenharia civil. É diretor do Instituto de Difusão Espírita desde 1974, onde trabalha na área infanto-juvenil, sendo coordenador do Curso para Evangelizadores, ministrado todos os anos desde 1985, na sede da IDE, em Araras/SP.

Nasceu em 5 de dezembro de 1952, em Araras, e tornou-se espírita em 1973, trabalhando, desde então, na área infanto-juvenil. Escreveu várias obras sobre educação, especialmente voltadas para o trabalho de evangelização da infância e juventude. Ministra palestras, seminários e cursos para educadores e evangelizadores.

É um dos coordenadores do Grupo Internacional de Apoio à Evangelização (www.evangelizacaoglobal.net) e coordenador pedagógico do CED - Centro Educacional à Distância, no qual também ministra aulas online na área da educação, pela Internet.

Suas obras são: Deus, nosso Pai, Educação do Espírito, Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Pestalozzi - Um Romance Pedagógico, Prática Pedagógica na Evangelização (Vols. 1, 2 e 3) e O Teatro na Educação do Espírito.